COMO MONTAR LOJA VIRTUAL ECOMMERCE 90 ACERTO

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Como montar Loja Virtual Ecommerce 90 acerto
Como fazer uma análise de viabilidade do seu negócio antes mesmo de investir um único centavo ?

Administrar um negócio está longe de ser simples.
Com tantas tarefas e setores demandando atenção a todo momento, é fácil se deixar levar pelos detalhes e acabar perdendo a noção do todo.
Se você quer garantir uma vida longa e próspera para o seu e-commerce, o jeito é reservar um momento de vez em quando e analisá-lo por uma perspectiva mais ampla.


É exatamente essa a função da análise SWOT: ajudar você a avaliar o potencial do seu e-commerce, seja na fase inicial ou em um empreendimento mais estruturado. Além de mostrar a quantas anda o seu desempenho atual, a análise SWOT permite fazer previsões de curto e longo prazo, identificando as possibilidades que os próximos dias, meses e anos reservam para você.

Forças
Como já vimos, as forças são fatores internos positivos que afetam o desempenho do seu e-commerce.
Somos bons em quê?
Somos os melhores em quê?
Qual é a nossa vantagem competitiva?
Qual é o nosso diferencial?
Quais recursos temos à nossa disposição?
Quais são as vantagens do nosso e-commerce?
Quais vantagens oferecemos aos nossos funcionários?
Quais são os ativos mais importantes do nosso e-commerce?
Do que os nossos clientes mais gostam em nós?

Fraquezas
As fraquezas são fatores internos negativos que afetam o desempenho do seu e-commerce.
Não somos bons em quê?
O que a concorrência faz melhor do que nós?
Nossos clientes reclamam de quê?
Quais desvantagens a nossa equipe enfrenta?
O que impede o nosso desenvolvimento?
Estamos em falta de quais recursos?
Poderíamos melhorar em quais aspectos?

Oportunidades
As oportunidades são fatores externos que podem afetar positivamente o seu e-commerce. Mesmo que estejam fora do seu controle, você pode tirar algum proveito delas:
Quais mudanças regulamentares poderiam nos ajudar?
As transições do mercado são favoráveis a nós?
A economia atual vai nos afetar positivamente?
Quais oportunidades nós ainda não aproveitamos?
Que novas oportunidades estão surgindo?
O custo das nossas mercadorias está caindo?
Como podemos adquirir outros recursos úteis?

Ameaças
As ameaças são fatores externos que podem afetar negativamente o seu e-commerce. Mesmo que estejam fora do seu controle, você pode criar um plano de contingência para minimizar os danos potenciais:
Quem são os nossos concorrentes?
Quais empresas novas poderiam nos ameaçar?
Nossa fatia de mercado está diminuindo?
As mudanças do setor poderiam nos impactar negativamente?
O custo das nossas mercadorias está aumentando?
Há escassez de algum recurso essencial para nós?
As mudanças da regulamentação poderiam nos prejudicar?
Nosso fabricante é confiável?

COMO MONTAR LOJA VIRTUAL ECOMMERCE 90 ACERTO

O segredo de uma análise SWOT eficaz
Quem assume o comando de um e-commerce está sempre lidando com várias questões, e tomar decisões difíceis sobre a alocação de recursos é inevitável. Qualquer que seja o nível de maturidade do seu empreendimento, você precisa escolher para onde direcionar a atenção, e a análise SWOT ajuda a fazer isso com sabedoria.

Refine suas listas
Refine as listas obtidas na reunião de brainstorming de modo que todos os itens caibam em uma página, organizados em uma tabela 2×2 (há um exemplo mais adiante). Procure ordenar esses dados com base em dois critérios: o nível de impacto do item e a probabilidade de ele acontecer.
Por exemplo, depender de apenas um cliente para gerar a maior parte da sua receita é uma fraqueza de grande impacto. Mesmo sabendo que não perderá o cliente, esse cenário deixa você em uma posição muito vulnerável. Outro exemplo: ainda que as suas despesas de aluguel não sejam uma preocupação agora, é preciso se planejar alguns meses antes do período de renegociação para um possível aumento.
Mesmo depois de refinar a sua matriz SWOT, guarde todas as listas para referência futura. O que não é tão importante hoje pode ser imprescindível amanhã, e você precisa estar ciente dessa possibilidade. Com as listas guardadas, você sempre poderá consultá-las ou reorganizar os itens conforme as mudanças que o seu e-commerce vier a enfrentar.

Crie estratégias
Para cada item da sua lista final, trace uma estratégia que explore as vantagens e oportunidades, lidando com as fraquezas e ameaças. Essas estratégias iniciais não precisam ser complexas nem avançadas, você pode desenvolvê-las em outro momento. Por ora, basta criar um plano de ação abrangente.

Lembre-se também de que fatores diferentes podem ser combinados para gerar equilíbrio. De que maneira você pode usar seus pontos fortes para melhorar os pontos fracos? Como explorar as oportunidades para neutralizar as ameaças? Você consegue aprimorar seus pontos fortes para aproveitar melhor as oportunidades? Alguma fraqueza deve ser priorizada para evitar uma ameaça?

Modelo de análise SWOT
Para explorarmos um pouco mais o conceito de matriz SWOT, vamos usar o exemplo de um e-commerce que vende camisas personalizadas. Embora vários outros itens tenham surgido na reunião de brainstorming, estes foram considerados os mais importantes.

Forças

  • Camisas de fabricação local agilizam a entrega.
  • Clientes frequentes promovem a loja.
  • Boa classificação nos mecanismos de pesquisas

Fraquezas

  • O preço de camisas de fabricação local não é competitivo.
  • Custos mais altos, menos opções de tecidos (custos de estoque).
  • Os clientes não gostam de tirar as próprias medidas.

Oportunidades

  • Usar a tecnologia para simplificar o processo de medida.
  • Usar canais de publicidade paga, como Instagram e Pinterest.
  • Roupas personalizadas são uma tendência de mercado.

Ameaças

  • Vários concorrentes estão baixando os preços.
  • Dificuldade de acessar o site em dispositivos móveis, e o tráfego tem sido maior nesses dispositivos.
  • A valorização da moeda nacional pode reduzir as vendas internacionais.

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Se esse fosse o seu e-commerce, pense nas estratégias que você poderia traçar com base nas informações da lista. Não há respostas certas ou erradas, não se preocupe com isso; apenas explore todas as possibilidades!
Análise SWOT: 6 cenários de uso prático
O mais importante da matriz SWOT é saber usar as informações obtidas na lista. Para ajudar você a pensar estrategicamente, veja seis cenários de exemplo e suas respectivas possibilidades de decisão.

Cenário : você depende de uma matéria-prima muito requisitada e os preços estão cada vez mais altos.
Estratégia : proponha um contrato de cinco anos para garantir o fornecimento a um preço mais baixo.

Cenário : você tem um excedente de fluxo de caixa e uma quantia extra disponível.
Estratégia : reserve um valor fixo para emergências e invista o restante em iniciativas de desenvolvimento do e-commerce.

Cenário : sua cultura organizacional é negativa, e o desempenho dos funcionários tem estado aquém das expectativas.
Estratégia : contrate uma consultoria de RH para reverter esse quadro.

Cenário : a maior parte do tráfego do seu e-commerce vem dos mecanismos de pesquisa. Se o algoritmo mudar e o seu site perder o destaque, você corre o risco de não aproveitar as oportunidades.
Estratégia : invista em outras fontes para diversificar o tráfego, como as redes sociais ou os meios de publicidade paga.

Cenário : todos os dados da empresa estão no seu notebook. Em caso de perda ou roubo, você perderia tudo.
Estratégia : instale um programa de backups automáticos e invista em um seguro para o seu notebook.

COMO MONTAR LOJA VIRTUAL ECOMMERCE 90 ACERTO

A falta de conhecimento 360º para criar uma empresa, vender online nos momentos de hoje e ainda implantar uma gestão profissional evitando a morte prematura das empresas que acontece com 85% em no máximo 2 anos.

Nesse ponto o Empresário (a) pode reinventar ou até mudar de ramo
Opções de Nichos
Modos de atuação, venda direta, cross docking, drop shipping
Aspectos legais e formais para constituição de uma empresa
Abrir empresa sem pagar pela abertura
Optar pelo melhor tipo de empresa e regime tributário: mei, individual, micro, epp, presumido ou real, entendendo as diferenças para escolha
O que considerar, cuidados no quadro societário (filhos, esposa, parentes)
Benefícios de registrar INPI e garantir anúncios sem concorrência
Contador online x tradicional
Alvarás e Licenças para ramos específicos

Jurídico, Direitos do Consumidor, RH
Onde encontrar Advogados como escolher e receber inúmeras ofertas
SAC e prevenção de procon, pequenas causas (reduz custos funcionários, jurídico)
Causas trabalhistas podem liquidar uma empresa que não tem conhecimento PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais)

Vender online de todas as formas, sem pagar nada nem depender de ninguém
Entenda e domine o mundo virtual
Seu ecommerce feito por você mesmo com recursos e ferramentas totalmente gratuitos
Sem limites das plataformas pagas, aqui você faz e pode tudo
Liberdade, você dono do seu ecommerce sem limites
Crie vários ecommerces, landing pages, blogs, sites
Crie subdomínios, emails ilimitados
Entenda SEO
Meios de pagamentos, Transporte, Correios
Integrações inúmeras

Gestão completa
Sistema de Gestão completo ERP (integração lojas físicas e virtual)
Financeiro
RH
Marketing Digital e Redes Sociais e anúncios que vendem
Como atrair Clientes e formar iscas que vendem
Mercado Livre e como multiplicar vendas no maior ( deixa no PRO ?)
Marketplace sem pagar integrador
Logística completa (insumos, embalagens, expedição, envio transporte, abrangência)
Compras e Formação de preço
Vendas Estratégicas
Como encantar um Cliente sem gastar
Como atender Cliente
Controle de vendedores interno externo, comissões
Email Marketing
Pós Venda
Gestão Comercial
Gestão de Pessoas

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